Você sabia que sintomas como vômitos, náuseas, dor abdominal, cólicas, diarreia, febre, desidratação, fraqueza muscular, sede excessiva podem ser sinais de uma intoxicação alimentar? Com as altas temperaturas e o período de férias, as intoxicações provocadas pelo consumo de alimentos se tornam frequentes. Isso porque as pessoas mantêm o hábito de consumir em restaurantes no período de férias, o que pode desencadear uma intoxicação alimentar.
De acordo com a nutricionista e voluntária do Horas da Vida, Bianca Costa, os sintomas de uma intoxicação alimentar podem ser leves ou graves. “Precisamos estar atentos, pois os sintomas podem ocorrer logo após a ingesta do alimento contaminado e pode durar até uns 10 dias, tudo dependendo do microrganismo e das condições de saúde da pessoa infectada”, explica.
A intoxicação acontece na ingesta de alimentos ou bebidas contaminados por agentes infecciosos, porém há uma certa dificuldade de prevenção, pois geralmente os alimentos/bebidas contaminados não apresentam sinais da presença desses micro-organismos.
Devemos tomar alguns cuidados, principalmente durante o verão, para evitar esse tipo de contaminação. São eles:
Lavar bem os utensílios de cozinha, principalmente após a manipulação de alimentos crus.
Evite consumir peixes crus ou carnes mal passada, quando não souber da sua procedência.
Os ovos devem ser bem cozidos para evitar a transmissão de Salmonella. Evitar consumo de ovos crus, principalmente em preparações como maionese e doces.
Tome leite pasteurizado, no caso de não haver essa opção, ferva-o.
Lave as hortaliças numa solução preparada de um litro de água e uma colher de água sanitária.
Lave bem as mãos, antes do preparo de quaisquer alimentos.
Mantenha alimentos crus, separados dos cozidos.
Logo após aquisição de alimentos perecíveis, coloque-os no freezer ou congelador imediatamente e os descongele com segurança, na geladeira.
Em caso de dúvida, não faça o consumo do alimento.
Bình luận